Marcas e designers encontram-se na semana do Design, em Milão, numa exibição que acontece anualmente desde os anos 60. Cores, formas, padrões, materiais, as tendências e as expectativas do design, fazem deste um dos maiores eventos mundiais de decoração. Há espaço, inclusivamente, para cruzar artesanato e indústria, num diálogo sereno e produtivo. Mas talvez um dos pontos mais interessantes seja a envolvência da cidade com a feira. Brera, por exemplo, torna-se palco de exposições, conferências, mostras, transforma-se até em “food tour”. Todas as portas se abrem: lojas que passam a cenários de instalações artísticas, palacetes que albergam as mais extraornidárias peças contemporâneas, ruas que são centros de contactos, restaurantes com retrospectivas da história dos utensílios e dos veículos. A somar Pop-up shows e concertos que viram experiências.
A notar a presença forte de alguns países, (a Bélgica vende-se com o arrojado “Belgium is design”, a exemplo), numa reunião inteligente de esforços para se cumprirem como marca. Já Portugal…
Fica, no entanto, a vitória (merecida, dizemos nós, que vimos os outros participantes e propostas), da portuguesa Tania da Cruz, com o prémio “Salone Satellite”, por um sistema de insonorização modular em cortiça, num projecto que teve o apoio da Amorim e que lhe valeu 10 mil euros.
Porque há talento. Só precisamos de o vender ao mundo.
Começou a dar sinais de desgaste. Alimentámos a pobre coitada, limpámos, deixámos repousar mas a reanimação não resultou. A provar que os instrumentos também se zangam e que não gostam de excessos, a nossa arma a favor da caligrafia acabou por ceder. Diz que forçámos os limites. Está bem! RIP, amiga. Mas, como não és insubstituível, já pedimos a outra que venha morar connosco. Quando ela chegar, será caso encerrado!!
Usamos com frequência um bastão de grafite aguarelável para desenhos de grande dimensão. A Viarco tem feito um trabalho notável na introdução de produtos inovadores e com um potencial imenso, e este bastão é um deles. Decidimos experimentar, por isso, uma outra abordagem para este material, agora numa escala bem menor. Prometemos mostrar resultados em breve.
Tentamos sempre responder às expectativas dos amantes da caligrafia. Só este mês, foram mais de 400 nomes “desenhados”. Em Abril a tarefa repete-se. A continuação de uns convites doces e a caligrafia de mais 4 trabalhos.
Mas, a todos os que admiram a magia desta arte, avisamos que é necessário tempo. Encomendem (mas não sofram) por antecipação. A demora compensa, acreditem!